domingo, 3 de abril de 2011

Coisas Sérias (A pedido da Dé =p)

 A pedido de muitas famílias (mais propriamente da Dé), vamos então falar de coisas sérias! O National Health System inglês funciona por Trusts (semelhante às ULS), e nós estamos integrados na Brighton and Sussex University Trust. Aqui em Haywards Heath funciona o Princess Royal Hospital e uma unidade de cuidados neurológicos agudos. Comecemos pelos serviços em que cada um ficou: a Natália e o Rêgo ficaram em Pyecombe (unidade Respiratória), a Piolho em Ardingly (unidade AVC) e a Dani no Rehab Centre – Lindfield Ward (unidade de reabilitação neurológica). Não se espantem com estes nomes pois aqui cada serviço em vez de ser conhecido pelo nome da especialidade é conhecido pelo nome de terras.. (LOL).
Somos todos unânimes em dizer que as coisas funcionam de maneira bastante diferente aqui. Neste momento só a Natália é que já não é supranumerária e está a trabalhar a “todo o vapor” (não está porque temos que fazer milhentas formações para nos deixarem fazer aquilo que já fazíamos no 3º ano!), no entanto, devido à brilhante organização de alguns serviços em que se chega ao cúmulo de ter 1 ou 2 enfermeiros para fazer os turnos, já não é a primeira vez que nos aterra uma enfermaria no colo ao estilo do toma lá e desenmerda-te! Também chegamos à situação em que um auxiliar pode fazer muitas mais coisas que nós. Sim, porque um auxiliar (Health Care Assistant) pode fazer tudo o que um enfermeiro faz, inclusive ECGs se tiver o treino adequado (basicamente só não dá medicação). E mesmo os enfermeiros não são muitos os que podem dar medicação EV. Para terem uma noção, num dia havia um enfermeiro do serviço da Dani que andava a saltar entre os dois serviços do Rehab Centre, porque era o único que estava oficialmente habilitado a preparar e a dar medicação EV. Ridículo não é? Pois…
Outra coisa que nos escandaliza é os registos de enfermagem… achavam que isto estaria muito desenvolvido e que era só cipe para a cabeça?? NÃO!!!! Tudinho a papel. Folhas e folhas para tudo…uma folha para a comida, uma folha para as OBS (sinais vitais), uma folha para a urina, uma folha para a &/$&/%& (com tipos específicos de 1 a 7!!!!wtf?!), folhas de planos de cuidados de chorar a rir e no fim tens que fazer umas notas em que basicamente repetes tudo que já colocaste nas folhas..-.-‘ Não pode ficar pior pois não? Pode… Isto porque os doentes têm dois processos! Um com estas folhas todas em que escrevemos e que está aos pés da cama e outro que está no balcão do serviço, onde se encontra toda a informação do doente e onde escrevem as restantes equipas médicas, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas da fala, etc, etc…
E pronto foram introduzidos a uma pequena parcela do que é a vida de um enfermeiro nas terras de sua majestade.
AMAZING!!!! :D

2 comentários:

  1. Credo, prometo aqui que nunca mais digo mal da nossa enfermagem portuguesinha! Espero mesmo que a (re)adaptação aos primeiros dias do primeiro ensino clínico esteja a ser boa! xD

    Já têm férias marcadas?! Eu estou ansiosa por pôr aí os pezinhos mas para já é impossível, talvez mais para o final do Verão. E vocês não se esqueçam, vão contando aqui as coisas, sérias e menos sérias, que eu aguardo novidades impacientemente!

    Um beijinho enorme para todos, carregadinho de saudades! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Dé!!!

    Realmente a enfermagem portuguesa tá anos-luz à frente da daqui...
    Em relação às férias a Natália vai já na sexta (dia 8) e depois volta aí na primeira semana de Maio.
    A Dani e o Rêgo vão no dia 4 de Junho e voltam a 10 para o UK. A Piolho ainda não tem perspectivas, porque o Leilas vem cá em Maio e a mãe dela em Junho.

    Beijinhos com saudades! ;)

    ResponderEliminar